A Origem de HistoriAção: A Crise Profissional Mudou o Jogo

Conheça nosso canal no Youtube

Meu nome é Jener Cristiano Gonçalves. Sou natural de Belo Horizonte. Nasci durante a Ditadura Militar, no dia 22 de agosto de 1976, mesmo data da morte misteriosa do ex-presidente Juscelino kubitschek.

Currículo Lattes

Dissertação de Mestrado

Facebook

Como Surgiu HistoriAção?

A crise profissional deu origem ao que está acontecendo agora. 
A estória de HistoriAção é esta aqui.

Linha Do Tempo

1999/2003 – Graduação em História – UFMG.

2004/2006 – Mestrado em História – UFMG.

2003/2011 – Professor/Coordenador de História no Colégio Santo Agostinho-Contagem.

2006/atual – Professor de História/Rede Estadual MG.

2011/atual– Professor de História/Rede Municipal de Belo Horizonte.

2008 – CRISE PROFISSIONAL

Neste ano quase abandonei a carreira de professor. Este foi um momento de desilusão profunda. Os motivos foram o excesso de trabalho, um plano de carreira em ritmo de tartaruga e um baixo salário. Prestei concursos públicos e me preparei para um novo vestibular em função da desilusão com a educação brasileira. Foi um momento muito difícil, de muita incerteza, sem saber onde minha carreira iria parar.

Ocorreu um intenso desejo de largar tudo para trás. Todo dia eu via um colega fazendo a mesma coisa, ou seja, abandonando a educação e direcionando seu esforço e competência para carreiras mais dinâmicas e com melhor remuneração.

Então vieram as palavras de minha esposa. Esta não era uma decisão que se tomasse sozinho. Já tínhamos nosso primeiro filho com 7 meses de idade e compromissos financeiros para cumprir.

Ela pediu para que eu pensasse um pouco melhor, tentando analisar se não havia a possibilidade de permanecer na educação realizando outra atividade. Ela sabia que eu era bom no que fazia e, sobretudo, que amava ser professor.

No dia 15 de agosto de 2008 nasceu HistoriAção, um blog totalmente amador utilizado para dar suporte aos meus alunos do Colégio Santo Agostinho (Unidade Contagem) e da Escola Estadual Raul Teixeira da Costa Sobrinho (Santa Luzia) no turno da noite.

Foi aqui que eu aprendi a trabalhar com a educação na internet. Produzi inúmeros textos de blog, podcasts, power points e administrei grupos e fóruns de discussão. Mal sabia eu a dimensão que este trabalho iria tomar, os lugares que ele iria me conduzir e as pessoas que iria conhecer. E, sobretudo, a quantidade de pessoas que iria ajudar com minhas aulas de História.

2008/2011 – A PREPARAÇÃO PARA A MUDANÇA

Neste período eu me preparei para trabalhar como consultor em mídias digitais relacionadas com a educação. Este foi um período de leitura, muita leitura e pesquisa sobre a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, tentando desenvolver uma relação relevante com o contexto educacional. 

Este foi um período de paixão pela tecnologia, pelo design e pelas inúmeras aplicações das mídias digitais no contexto escolar. Por causa da produção de meu blog recebi o convite para ter minha primeira experiência profissional como autor de livros didáticos de História.

2009 – Li um livro que mudou completamente o rumo de minha vida profissional. O livro é Cultura da Convergência, de autoria de Henry Jenkins. Este livro fez com que eu observasse as novas tecnologias digitais da informação e da comunicação de um jeito que nunca havia ocorrido antes. O capítulo 3 (Em busca do unicórnio de origami: Matrix e a narrativa transmídia) bagunçou a minha cabeça e fez surgir ideias que até hoje são aplicadas no projeto editorial de HistoriAção.


Em 2011, no meio de toda essa confusão, corri e completei minha primeira Meia Maratona. Tempo nos 21 Km em 1h 57 m 17s.  O percurso é bem desafiador, com muitas subidas, principalmente na sua parte final na altura do bairro Cidade Nova (quase desisti neste último trecho). Esta foi a melhor corrida de toda a minha vida (até agora).

2011/2014 – Autor de Itens no Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) pelo Instituto Avaliar.

2012 – Momento de tietagem ao lado de Pierre Levy, filósofo francês da cultura virtual contemporânea, no V Congresso Internacional da Rede Católica de Educação (Brasília-DF).


Da esquerda para direita estão Márcio, Jener Cristiano, Marco Hailer, Pierre Lévy e Daniele Carvalhar. 

2012, 2013 e 2014 – Historiação ficou entre os 100 melhores blogs do Brasil na categoria Educação no Prêmio Top Blog Brasil.

2013 – Criação do canal Historiação Humanas no Youtube

2013– Li um livro que parecia explicar o meu caótico processo criativo ao produzir as aulas de HistoriAção. Compreendi que, mesmo sem saber, eu utilizava o pensamento de design e a prototipagem desde o início de meu trabalho na internet. O livro “Design Thinking, autoria de Tim Brown, passou influenciar profundamente o meu trabalho no Youtube.

2014 – HistoriAção atinge a marca simbólica de 1 milhão de aulas assistidas no Youtube.

2015 – O novo site de HistoriAção Humanas é lançado.

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE (With A Little Help From My Friends)

Sozinho eu jamais teria chegado até aqui. Meus sinceros agradecimentos a todos aqueles que permitiram o amadurecimento deste projeto. 

Sílvia, minha esposa, por utilizar as palavras certas em um dos momentos mais complicados de minha vida profissional. 

Carla Fernanda Gonçalves, minha amiga, por ajudar HistoriAção a amadurecer e permanecer de pé. 

Bruce Emmanuel Sueira, uma amizade inesperada que tem sido uma das minhas maiores fontes de aprendizagem atualmente. 

Renata Correa, obrigado por acreditar em nossa proposta de trabalho (seu vídeo já ultrapassou 150 mil visualizações).

No final de 2018 temos a chegada de Edmar Luís Silva (@edmarotiao), o mais novo companheiro de trabalho, em um momento de definições muito importantes para o projeto editorial nos próximos anos. 

Enfim, sozinho a gente não faz nada nesta vida. Segue o jogo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.